Results for 'Alex Campos Moura'

999 found
Order:
  1.  21
    Valverde, M. (org.). Merleau-Ponty em Salvador. Salvador: Arcadia, 2008.Alex Campos Moura - 2012 - Doispontos 9 (1).
    O pensamento de Merleau-Ponty como instituição.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  3
    Passages between Philosophy and Literature in Franklin Leopoldo e Silva’s reflections: time, reality, and enigma.Alex De Campos Moura - 2024 - Discurso 54 (1):150-159.
    Nesta apresentação, breve homenagem ao professor Franklin Leopoldo e Silva, nossa proposta é investigar o modo pelo qual o autor compreende a relação entre literatura e filosofia, sobretudo a partir de certa aproximação proposta por ele entre a obra de Proust e o pensamento de Bergson. Para essa discussão, nos apoiamos aqui especialmente em seu ensaio Bergson, Proust: tensões do tempo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  6
    A Natureza e o infinito: Merleau-Ponty leitor de Descartes.Alex de Campos Moura - 2022 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 5 (1).
    Nossa proposta neste ensaio é descrever a primeira problematização apresentada por Merleau-Ponty a respeito da noção de Natureza em seus cursos ministrados no Collège de France,defendendo a hipótese de que ele a constrói, em grande medida, através de um diálogo e de umainterpretação particular do pensamento cartesiano. Procuraremos mostrar que Merleau-Pontyreconhece em Descartes a permanência de uma ontologia implícita ou latente – coexistente com suaontologia “oficial” –, que “resiste” à formulação puramente inteligível da ideia de Natureza, e que,por isso mesmo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  8
    A visão como abertura.Alex De Campos Moura - 2009 - Cadernos Espinosanos 20:131.
    Este texto pretende propor um breve comentário sobre o início do ensaio O Olho e o Espírito de Merleau-Ponty. Fazendo um recorte no movimento mais amplo de reconfiguração ontológica sugerido no ensaio, busca-se aqui indicar como a análise do corpo feita pelo filósofo aponta já para um outro tipo de ser, conduzindo ao reconhecimento de uma imbricação interna entre o subjetivo e o objetivo. Procura-se mostrar que o corpo já revela a estrutura reversível que se reconhecerá em todo o percebido, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  7
    Comentário: As fronteiras fenomenológicas entre cognição e mundo.Alex de Campos Moura - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):173-176.
    Resumo Este artigo defende o ponto de vista de que as bases da ciência cognitiva contemporânea estão em sintonia com o pensamento de Merleau-Ponty, em seus aspectos antiobjetivista e antirrepresentacionalista. A ideia de representação mental é contestada, tanto na CC quanto no pensamento de Merleau-Ponty. A cognição não espelha um mundo exterior independente dos sujeitos incorporados. O mundo é um existencial, como afirmam Merleau-Ponty e a CC. A hipótese da representação mental supõe que o mundo pode ser percebido de forma (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  15
    Hannah Arendt em diálogo com a fenomenologia: Sartre, Merleau-ponty E a trama entre liberdade E temporalidade.Alex de Campos Moura - 2021 - Kriterion: Journal of Philosophy 62 (150):777-799.
    RESUMO Neste ensaio, discutiremos o modo como a relação entre liberdade e temporalidade aparece em momentos determinados da reflexão de Hannah Arendt, Sartre e Merleau-Ponty, tomando como eixo de investigação a maneira pela qual cada um deles concebe a articulação entre permanência e mudança na descrição da dinâmica temporal. Com isso, pretende-se estabelecer um horizonte de convergência e, em seu interior, explicitar dois encaminhamentos distintos para uma questão similar, mostrando como é possível estabelecer um eixo fenomenológico comum e, ao mesmo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  29
    Ser E linguagem em Merleau-ponty.Alex de Campos Moura - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 20:90-102.
    Neste artigo, procuraremos mostrar que há na análise merleau-pontyana da linguagem um projeto ontológico implícito, baseado na tentativa de desvelar uma estrutura de Ser em que lógica e contingência, unidade e diversidade, encontram-se constitutivamente ligados, fazendo do subjetivo e do objetivo momentos reversíveis em uma totalidade comum.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  13
    Sobre os limites da razão: um diálogo entre Lefort e Merleau-Ponty.Alex De Campos Moura - 2018 - Discurso 48 (1):71-83.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Antônio Gramsci , de Maurice Merleau-Ponty.Alex Sandro Calheiros de Moura & Leandro Neves Cardim - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (2):351-354.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  16
    Os limites da razão: Literatura e Metafísica em Merleau-Ponty.Alex Moura - 2023 - Dois Pontos 20 (1).
    Neste artigo, buscaremos discutir o modo pelo qual a literatura pode conduzir – e, talvez, mesmo exigir – uma mudança no próprio estatuto da filosofia, especialmente no caso da fenomenologia, ao tornar explícita a existência de um outro modelo de racionalidade, distinto de sua concepção clássica. Para isso, trabalharemos a partir das descrições propostas por Merleau-Ponty sobre o tema, concentrando-nos, nesse artigo, no período de sua obra entre o final dos anos quarenta e início dos anos cinquenta. Ao lado da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  13
    Ensaios de complexidade 3.Maria da Conceição de Almeida Moura & Alex Galeno (eds.) - 2013 - Natal: EDUFRN, Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  16
    Merleau-Ponty leitor de Freud.Alex Moura - 2016 - Doispontos 13 (3).
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  9
    A função docente na Sociedade do Conhecimento.Maria das Graças Vieira, Iracema Campos Cusati & Fernanda Matos de Moura Almeida - 2014 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 3 (1).
    Nos últimos anos o mundo passou a conviver com um processo de expressivas mudanças sociais, culturais e econômicas. O novo século iniciou mitificado como a nova era, em que os avanços são tão acelerados que o futuro se torna, de certa forma, desconhecido. O mundo depara-se com uma nova forma de ver o tempo, o poder, o trabalho, a comunicação, a informação, as instituições e, especialmente, a educação e a função docente, foco da reflexão neste trabalho. A abordagem propõe a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  22
    Moura, Alex de Campos. Entre o Ser e o Nada: a dissolução ontológica na filosofia de Merleau-Ponty. São Paulo: Ed. Humanitas, 2012. [REVIEW]Gisele Batista Cândido & Mariana Cabral Tomzhinsky Scarpa - 2012 - Doispontos 9 (1).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  7
    Apontamentos Sobre a Escrita Acadêmica No Contexto Acadêmico-Científico da Pesquisa Em Educação.Tânia Gregório & Aline de Carvalho Moura - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 10.
    Este capítulo tem por cerne a escrita acadêmica, considerando-a dentro do contexto da linguagem científica. Nesse sentido, tem-se por objetivo colocar em debate duas questões fundamentais: a necessidade de rigor na escrita acadêmica e a necessária inter-relação entre a leitura e a escrita acadêmica na produção do conhecimento científico. O referencial teórico que subsidia esse debate centra nas contribuições de Pierre Bourdieu para o campo científico.De forma descritiva, apresenta-se neste capítulo um levantamento das produções bibliográficas publicadas em periódicos relacionados à (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Reinvenção da Cidadania, Empowerment no Campo da Saúde Mental e Estratégia Política no Movimento de Usuários.Eduardo Mourão Vasconcelos - 2000 - In Paulo Amarante (ed.), Ensaios: subjetividade, saúde mental, sociedade. Rio de Janeiro, RJ: Editora Fiocruz.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  47
    Psicologia, educação e análise institucional: perspectivas no campo da formação de educadores.Ângela Maria Dias Fernandes, Andréia Maia Accioly Moura, Diana Jaqueira Fernandes, Emanuella Cajado Joca & Gabriela Fernandes Rocha Patriota - 2009 - Revista Aletheia 29:204-216.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. As várias faces estéticas na formação humana: o fecundo universo da Filosofia da Educação.Lúcia Schneider Hardt & Moura - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (1):89-108.
    Resumo : O texto deseja investigar a categoria “estética” no campo da filosofia da educação. Formar-se significa dar a si mesmo o direito de escolher trajetórias diante do fecundo universo interpretativo à disposição no meio acadêmico. A força do educador na relação com o estudante implica ensinar a ruminar sobre suas escolhas estéticas para bem argumentar na relação com outras abordagens filosóficas. Cabe aos educadores no ensino superior e especialmente aqueles do campo da Filosofia e das Teorias da Educação provocar (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  4
    Intersecções entre a história e a geo-história: a arte enquanto observatório do Antropoceno.Chana De Moura - 2021 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 19 (1).
    Mapeando brevemente alguns eventos desencadeados pelo período denominado, por alguns cientistas, como Antropoceno, este estudo busca estabelecer um observatório deste período através da ótica do campo das artes, do cinema e da filosofia. Pretende-se compreender como práticas artísticas podem ser concebidas de forma a sublinhar as incoerências referentes à intervenção humana no sistema e na atmosfera terrestre. Para tal, este estudo recruta trabalhos de artistas como Alice Miceli, Andrei Tarkovsky e Jacob Kirkegaard, em suas potencialidades de prevenção, educação e crítica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  14
    Fraternidade, Diálogo e Missão Como Base Para Uma Educação Franciscana.Iglê Moura Paz Ribeiro & Diego Carlos Zanella - 2023 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 16 (31):43-53.
    Este artigo visa contribuir com o entendimento da formação humana ocidental e de seus desafios contemporâneos, em meio ao crescente desenvolvimento da natureza humana e de suas reflexões. Visando fazer frente a essas perspectivas, profundamente marcadas pela fraternidade, diálogo e compromisso, cujo pano de fundo é São Francisco de Assis, considerando que suas vivências contribuírem para a formação humana e educativa da humanidade. Nesta dimensão, o artigo pretende realizar um resgate de cunho teórico/filosófico, que possibilite a construção de uma abertura (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Envelhecimento e direitos humanos // Ageing and human rights.Pedro Moura Ferreira - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (Espec):183-197.
    O envelhecimento da população, ou seja, o peso das pessoas mais velhas no conjunto da população, é uma tendência globalmente partilhada que resulta do fato de as pessoas viverem mais em consequência dos progressos realizados pela humanidade. Não se trata apenas do aumento do peso da população sênior. A extensão da longevidade tem implicado o reforço do grupo de idade mais avançada, a chamada “grande Idade”, colocando a taxa de crescimento do grupo com mais de 85 anos acima da do (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  9
    O ensino de filosofia no processo de resistência.Alex Fabiano Correia Jardim & Adhemar Santos de Oliveira - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):332-346.
    O presente artigo propõe levantar uma série de problemas para tentar pensar as possibilidades do ensino de filosofia como um processo de resistência e luta contra àquilo que Deleuze e Guattari chamaram de ‘inimigos da filosofia: os pós-kantianos,o filósofo alemão Friedrich Hegel e especialmente, o marketing. A partir da crítica desenvolvida, abordaremos também como o ensino de filosofia poderia criar linhas de fuga àquilo que Silvio Gallo chamou de ‘educação maior’. Pretendemos pensar a filosofia e a educação tendo como fio (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. O pensamento em constelação adorniano como possibilidade de reflexão crítica sobre as práticas formativas em contextos educativos // Thought on Adorno's constallation as critical reflection possibility of practice formation in educational contexts.Alex Sander da Silva & Azeredo - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):275-287.
    Este texto pretende apresentar reflexões acerca do pensamento em constelação proposto por Adorno para problematizar as práticas formativas colocadas em movimento nos contextos educativos. Para tanto, nos utilizamos da pesquisa bibliográfica para pensar criticamente sobre a formação dos sujeitos nos contextos educativos. Inspirados no pensamento adorniano nos reportamos ao conceito de constelação e, posteriormente, às categorias de emancipação e autorreflexão. As problematizações construídas nesse trabalho podem contribuir para o desvelamento da multiplicidade de questões que envolvem a complexidade do campo educativo (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. A ordem do discurso de Michel Foucault: 50 anos de uma obra que revelou o jogo da rarefação dos sujeitos e a microfísica dos discursos (19th edition).Alex Pereira de Araújo - 2020 - Unidad Sociológica 5:14-23.
    Este ensaio celebra as cinco décadas da publicação do livro A ordem do discurso de Michel Foucault, realizando uma reflexão acerca de sua repercussão entre as ciências sociais e sobre seus usos, principalmente, no campo da linguagem na parte relacionada à análise do discurso de linha francesa. Portanto, trata-se de uma retrospectiva crítica cuja análise começa com a entrevista que Foucault concedeu algumas semanas antes de proferir esta aula aos brasileiros Sergio Paulo Rouanet e José Guilherme Merquior. Em seguida, o (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  25. Para ler A ordem do discurso de Michel Foucault.Alex Pereira de Araújo - 2017 - Academia.Edu.
    Este roteiro de leitura, que ora apresentamos, tem como objetivo principal tornar mais acessível, ou melhor, mais inteligível A ordem do discurso de Michel Foucault para aqueles que se arriscam a entrar nesta ordem por meio de sua análise do discurso redimensionada nesta sua aula inaugural. É um roteiro simples que procurou atender minimamente aos leitores iniciantes deste texto que se tornou um clássico no campo das Humanidades e das ciências empíricas como o Direito e a própria Medicina, campos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  26. O pensamento em constelação adorniano como possibilidade de reflexão crítica sobre as práticas formativas em contextos educativos // Thought on Adorno's constallation as critical reflection possibility of practice formation in educational contexts.Alex Sander da Silva, Jéferson Luís de Azeredo & Ricardo Luiz de Bittencourt - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):275-287.
    Este texto pretende apresentar reflexões acerca do pensamento em constelação proposto por Adorno para problematizar as práticas formativas colocadas em movimento nos contextos educativos. Para tanto, nos utilizamos da pesquisa bibliográfica para pensar criticamente sobre a formação dos sujeitos nos contextos educativos. Inspirados no pensamento adorniano nos reportamos ao conceito de constelação e, posteriormente, às categorias de emancipação e autorreflexão. As problematizações construídas nesse trabalho podem contribuir para o desvelamento da multiplicidade de questões que envolvem a complexidade do campo educativo (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  75
    A NOÇÃO DE FÓRMULA DE KRIEG-PLANQUE SOB A ORDEM DO DISCURSO DE FOUCAULT.Alex Pereira De Araújo - 2015 - Revista Eletrônica de Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação 5 (1):5-21.
    Este artigo empreende uma discussão acerca da noção de fórmula discursiva nos trabalhos de Krieg-Planque e de um possível diálogo com o trabalho desenvolvido por Foucault, sobretudo, a partir do modo como o filósofo percebe o discurso, uma vez que ambos pertencem a uma tradição epistemológica francesa. Dessa forma, vamos adentrar pelo percurso de lapidação da noção de fórmula, tomando, para isso, a entrevista que Krieg-Planque concedeu a Philippe Schepens do Laboratoire de Sémio-linguistique, didatique e informatique (LASELDI) e do livro (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  28.  33
    Genesis and reception of Ludwik Fleck's epistemological project.João Alex Carneiro - 2015 - Scientiae Studia 13 (3):695-705.
    RESUMOA climatologia está no centro de um dos debates mais polarizados da atualidade, apresentado como confronto entre os defensores da existência de um aquecimento global antropogênico e aqueles que rejeitam sua existência. A instituição chave para esse tema é o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, um corpo simultaneamente científico e político. O debate surge aí mesclado com a discussão política sobre as respostas adequadas ao aquecimento global. Mas, rechaçados nesse terreno, os negacionistas transpõem o debate para a mídia, onde mobilizam (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  80
    A ética do cuidado no exercício da enfermagem: um olhar sobre os pacientes oncológicos (The ethics of care in the practice of nursing: a look at the oncology patients) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n18p145. [REVIEW]Suzana dos Santos Gomes, Andrea Vaz dos Santos, Luciana Borges de Lima, Salomão Oliveira & Roberta Moura - 2010 - Horizonte 8 (18):145-169.
    O objetivo deste artigo é analisar a ética do cuidado de enfermagem no tratamento de pacientes oncológicos. Optou-se pela pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa cuja metodologia foi dividida em etapas. Na primeira etapa, foi realizado um levantamento de artigos publicados, no período de 2000 a 2009, em periódicos do Scielo, utilizando os descritores: saúde/doença, enfermagem, ética do cuidado e oncologia. Esse levantamento culminou com a seleção de 28 artigos, 21 dos quais foram eleitos posteriormente para leitura aprofundada, assim como para (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Reseña: Alex Ibarra Peña: Filosofía chilena: La tradición analítica en el período de institucionalización de la filosofía.Pedro D. Karczmarczyk - 2012 - Estudios de Filosofía Práctica E Historia de Las Ideas 14 (2):119-121.
    El presente trabajo de Alex Ibarra Peña recoge los resultados de una investigación cuyo tema es la constitución de un campo de estudios ligado a la filosofía analítica en Chile. El autor se propone una tarea informativa y crítica en la que cifra la novedad de su propuesta. En otros términos, la suya es una labor de rescate, de algunos filósofos y corrientes de pensamiento relegados en las narraciones hegemónicas de la institucionalización de la filosofía en Chile y una (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  48
    Arguing about thought experiments.Alex Wiegmann & Joachim Horvath - 2023 - Synthese 201 (6):1-23.
    We investigate the impact of informal arguments on judgments about thought experiment cases in light of Deutsch and Cappelen’s mischaracterization view, which claims that philosophers’ case judgments are primarily based on arguments and not intuitions. If arguments had no influence on case judgments, this would seriously challenge whether they are, or should be, based on arguments at all—and not on other cognitive sources instead, such as intuition. In Experiment 1, we replicated Wysocki’s (Rev Philos Psychol 8(2):477–499, 2017) pioneering study on (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  32. Evidence-Coherence Conflicts Revisited.Alex Worsnip - 2021 - In Nick Hughes (ed.), Epistemic Dilemmas. Oxford University Press.
    There are at least two different aspects of our rational evaluation of agents’ doxastic attitudes. First, we evaluate these attitudes according to whether they are supported by one’s evidence (substantive rationality). Second, we evaluate these attitudes according to how well they cohere with one another (structural rationality). In previous work, I’ve argued that substantive and structural rationality really are distinct, sui generis, kinds of rationality – call this view ‘dualism’, as opposed to ‘monism’, about rationality – by arguing that the (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  33.  87
    Fitting Things Together: Coherence and the Demands of Structural Rationality.Alex Worsnip - 2021 - New York: Oxford University Press.
    Some combinations of attitudes--of beliefs, credences, intentions, preferences, hopes, fears, and so on--do not fit together right: they are incoherent. A natural idea is that there are requirements of "structural rationality" that forbid us from being in these incoherent states. Yet a number of surprisingly difficult challenges arise for this idea. These challenges have recently led many philosophers to attempt to minimize or eliminate structural rationality, arguing that it is just a "shadow" of "substantive rationality"--that is, correctly responding to one's (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   25 citations  
  34. Immorality and Irrationality.Alex Worsnip* - 2019 - Philosophical Perspectives 33 (1):220-253.
    Does immorality necessarily involve irrationality? The question is often taken to be among the deepest in moral philosophy. But apparently deep questions sometimes admit of deflationary answers. In this case we can make way for a deflationary answer by appealing to dualism about rationality, according to which there are two fundamentally distinct notions of rationality: structural rationality and substantive rationality. I have defended dualism elsewhere. Here, I’ll argue that it allows us to embrace a sensible – I will not say (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  35. Is lying morally different from misleading? an empirical investigation.Alex Wiegmann & Neele Engelmann - 2022 - In Laurence R. Horn (ed.), From lying to perjury: linguistic and legal perspective on lies and other falsehoods. Boston: De Gruyter Mouton.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  45
    Empirically Investigating the Concept of Lying.Alex Wiegmann, Ronja Rutschmann & Pascale Https://Orcidorg Willemsen - 2017 - Journal of the Indian Council of Philosophical Research 34 (3):591-609.
    Lying is an everyday moral phenomenon about which philosophers have written a lot. Not only the moral status of lying has been intensively discussed but also what it means to lie in the first place. Perhaps the most important criterion for an adequate definition of lying is that it fits with people’s understanding and use of this concept. In this light, it comes as a surprise that researchers only recently started to empirically investigate the folk concept of lying. In this (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   7 citations  
  37. Deference to Experts.Alex Worsnip - forthcoming - In Kurt Sylvan, Ernest Sosa, Jonathan Dancy & Matthias Steup (eds.), The Blackwell Companion to Epistemology, 3rd edition. Wiley Blackwell.
    Especially but not exclusively in the United States, there is a significant gulf between expert opinion and public opinion on a range of important political, social, and scientific issues. Large numbers of lay people hold views contrary to the expert consensus on topics such as climate change, vaccines, and economics. Much political commentary assumes that ordinary people should defer to experts more than they do, and this view is certainly lent force by the literally deadly effects of many denials of (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. The Skeptic and the Climate Change Skeptic.Alex Worsnip - 2021 - In Michael Hannon & Jeroen de Ridder (eds.), The Routledge Handbook of Political Epistemology. New York: Routledge.
    Outside the philosophy classroom, global skeptics – skeptics about all (purported) knowledge of the external world – are rare. But there are people who describe themselves as “skeptics” about various more specific domains, including self-professed “skeptics” about the reality of anthropogenic climate change. There is little to no philosophical literature that juxtaposes the climate change skeptic with the external world skeptic. While many “traditional” epistemologists assume that the external world skeptic poses a serious philosophical challenge in a way that the (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  68
    A millennium of Buddhist logic.Alex Wayman - 1999 - Delhi: Motilal Banarsidass Publishers.
    This is volume One of texts (from sanskrit and Tibetan sources) of the two planned volumes on Buddhist Ligic (the second volume to be on topics and opponents).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  40.  28
    Lying, Deceptive Implicatures, and Commitment.Alex Wiegmann, Pascale Https://Orcidorg Willemsen & Jörg Meibauer - 2021 - Ergo: An Open Access Journal of Philosophy 8.
    Deceptive implicatures are a subtle communicative device for leading someone into a false belief. However, it is widely accepted that deceiving by means of deceptive implicature does not amount to lying. In this paper, we put this claim to the empirical test and present evidence that the traditional definition of lying might be too narrow to capture the folk concept of lying. Four hundred participants were presented with fourteen vignettes containing utterances that communicate conversational implicatures which the speaker believes to (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  41.  68
    Universalism and the Problem of Aesthetic Diversity.Alex King - 2024 - Journal of the American Philosophical Association 10 (2):313-332.
    This essay examines a recent line of thought in aesthetics that challenges realist-leaning aesthetic theories. According to this line of thought, aesthetic diversity and disagreement are good, and our aesthetic judgments, responses, and attachments are deeply personal and even identity-constituting. These facts are further used to support anti-realist theories of aesthetic normativity. I aim to achieve two goals: (1) to disentangle arguments concerning diversity, disagreement, and personality; and (2) to offer realist-friendly replies to all three.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  42.  7
    Chance and determinism in Avicenna and Averroes.Catarina Carriço Marques de Moura Belo - 2007 - Boston: Brill.
    This book addresses the issue of determinism in Avicenna and Averroes through an analysis of their views on chance, matter and divine providence. It sets the debate against the philosophical/historical background of Aristotelianism, Neoplatonism and Islamic theology.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Cryptonormative Judgments.Alex Worsnip - 2017 - European Journal of Philosophy 25 (1):3-24.
    A cryptonormative judgment, roughly speaking, is a judgment that is presented by the agent who makes it as non-normative, but that is in fact normative. The idea of cryptonormativity is familiar from debates in social theory, social psychology, and continental political philosophy, but has to my knowledge never been treated in analytic metaethics, moral psychology or epistemology except in passing. In this paper, I argue, first, that cryptonormative judgments are pervasive: familiar cases from everyday life are most naturally diagnosed as (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  44.  5
    Totalidade e contradição acerca da dialéctica.José Barata-Moura - 1977 - Lisboa: Livros Horizonte.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. The self's awareness of itself: Bhaṭṭa Rāmakaṇṭha's arguments against the Buddhist doctrine of no-self.Alex Watson - 2006 - Wien: Sammlung de Nobili. Edited by Rāmakaṇṭha.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   18 citations  
  46.  8
    Democracy after the Internet - Brazil between Facts, Norms, and Code.Moura Ribeiro & S. Samantha - 2016 - Cham: Imprint: Springer.
    This book throws new light on the way in which the Internet impacts on democracy. Based on Jürgen Habermas' discourse-theoretical reconstruction of democracy, it examines one of the world's largest, most diverse but also most unequal democracies, Brazil, in terms of the broad social and legal effects the internet has had. Focusing on the Brazilian constitutional evolution, the book examines how the Internet might impact on the legitimacy of a democratic order and if, and how, it might yield opportunities for (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Coherence.Alex Worsnip - forthcoming - In Kurt Sylvan, Ernest Sosa, Jonathan Dancy & Matthias Steup (eds.), The Blackwell Companion to Epistemology, 3rd edition. Wiley Blackwell.
    The term ‘coherence’ (and its antonym ‘incoherence’) is used in a bewildering variety of ways in epistemology (and in philosophy more broadly). This entry attempts to bring some discipline to uses of the term by offering a taxonomy of notions of coherence (and incoherence), and then surveying which of the resulting notions is (or should be) at work in the various different contexts in which it is deployed.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Content and misrepresentation in hierarchical generative models.Alex Kiefer & Jakob Hohwy - 2018 - Synthese 195 (6):2387-2415.
    In this paper, we consider how certain longstanding philosophical questions about mental representation may be answered on the assumption that cognitive and perceptual systems implement hierarchical generative models, such as those discussed within the prediction error minimization framework. We build on existing treatments of representation via structural resemblance, such as those in Gładziejewski :559–582, 2016) and Gładziejewski and Miłkowski, to argue for a representationalist interpretation of the PEM framework. We further motivate the proposed approach to content by arguing that it (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   58 citations  
  49. A restituição do espetáculo do mundo na arte: dimensões ontológicas da percepção, expressão e instituição nos ensaios de Merleau-Ponty sobre pintura.Gabriel Herkenhoff Coelho Moura - 2022 - Sofia 11 (2):p. 1-25.
    Ao longo da trajetória intelectual de Merleau-Ponty, as reflexões sobre arte cumprem um papel crucial em sua preocupação de restituir o espetáculo do mundo, através da volta ao brotamento do sentido do ser na experiência antepredicativa do ser humano dada na percepção. Um sinal disso é que, em cada um dos momentos de seu pensamento, ele escreveu um ensaio no qual o tema central é a contribuição da expressão artística para uma reflexão filosófica interessada na abertura humana corporal no mundo. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  15
    A Tale of Enduring Myths: Buffon’s Theory of Animal Degeneration and the Regeneration of Domesticated Animals in Mid-19th Century Brazil.David Francisco de Moura Penteado - 2023 - Journal of the History of Biology 56 (4):715-742.
    The long 19th century was a period of many developments and technical innovations in agriculture and animal biology, during which actors sought to incorporate new practices in light of new information. By the middle of the century, however, while heredity steadily became the dominant concept in animal husbandry, some policies related to livestock improvement in Brazil seemed to have been tailored following a climate-deterministic concept established in the mid-18th century by the French naturalist Georges-Louis Leclerc, the Comte de Buffon. His (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 999